segunda-feira, 30 de março de 2015

Evitando o desperdício de alimentos


Existem muitas maneiras de combater o desperdício de alimentos, vamos conhecer algumas:
Por Luciane Peixoto – nutricionista

Procurar conhecer os verdadeiros gostos das pessoas que habitam a mesma casa;
 
Fazer um planejamento alimentar semanal, pois os produtos de hortifrúti e os lácteos são as mais perecíveis e comprados semanalmente;
 
Planejar as quantidades para evitar sobras de alimentos prontos. Esses acabam indo para o lixo com mais facilidade;

Comprar somente o que está no planejamento. Cuidado com as promoções!

Procurar preparar o cardápio baseando-se em alimentos que estão dentro da safra.

Reaproveitar sempre que possível.
 
 
 


 DEZ DICAS DE REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

 
1. Os talos de couve, agrião, beterraba, brócolis e salsa, entre outros, contém fibras e devem ser aproveitados como recheios de tortas, patês ou em escondidinhos.
 
2. Não jogue fora os talos do agrião, pois eles contêm muita vitamina C, importante para aumentar a imunidade do organismo e, portanto, prevenir infecções. Refogue com tempero e ovos batidos, faça sucos ou adicione ao molho pesto de manjericão.
 
3. As folhas da cenoura são ricas em vitamina A (importante para saúde dos olhos, pele, cabelos e para o crescimento). Você pode aproveitá-las para fazer bolinhos ou para substituir o uso da salsinha. Elas são extremamente parecidas em aspecto e sabor.
 
4. A água do cozimento dos legumes acaba concentrando todas as vitaminas hidrossolúveis (que se dissolvem em água). Aproveite-a no cozimento de arroz e massas ou adicionando no feijão para agregar valor nutricional.
 
5. A água do cozimento da beterraba pode ser utilizada para o preparo de gelatinas vermelhas. Assim você as torna mais nutritivas.
 
6. As cascas da batata, mandioquinha, nabo, cenoura ou beterraba, podem ser assadas e servidas como aperitivo.
 
7. A casca da laranja pode ser caramelizada, para ser servida com café, ou utilizada em compotas.
 
8. A parte branca da melancia pode ser usada para fazer cocada. Já a parte branca do maracujá pode render uma deliciosa compota, que você prepara como a receita do doce de mamão verde.
 
9. Com as cascas das frutas, como goiaba, abacaxi, etc., você pode preparar sucos batendo-as no liquidificador. Este suco pode ser aproveitado para substituir ingredientes líquidos no preparo de bolos.
 
10. A casca da banana é uma parte extremamente nutritiva do alimento, muito rica em potássio e fibras. Você pode utilizá-la no preparo de doces, como massa de bolo, brigadeiros, bem como em preparações salgadas, como, por exemplo, bifes e bolinhos.
  
RECEITA DE FAROFA DE TALOS DE COUVE
 

Ingredientes:

1 xícara de farinha de mandioca grossa
talos de 1 maço de couve, picados miúdos
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/4 de xícara de água
4 colheres (sopa) de azeite
1 pitada de pimenta calabresa
sal à gosto

Modo de preparo:

Comece refogando a cebola e o alho em um fio de azeite, até dourar. Acrescente os talos de couve,  a água e uma pitada de sal, deixando refogar em fogo baixo até que a maior parte da água tenha secado. Coloque a farinha de mandioca em volta da panela/frigideira e deixe tostar por alguns segundos. Adicione os demais temperos e misture; acerte no sal. Desligue e despeje o restante do azeite sobre a farofa, misturando bem.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário