terça-feira, 17 de março de 2015

Comida de verdade

Por Luciane Peixoto - Nutricionista

Muito se fala sobre a praticidade de alguns alimentos prontos e semiprontos que encontramos nos supermercados. Até que ponto a praticidade e saúde caminham juntas? Pois é, você já procurou saber quantos e quais conservantes, corantes, aromatizantes e edulcorantes estes alimentos possuem? Todos alimentos precisam de algum  tratamento artificial para que sua durabilidade nas prateleiras dos supermercados seja maior. Sem contar a adição de sódio. No Congresso Brasileiro de Nutrição que aconteceu no ano passado (2014), ouvi muito se falar que fazer dieta engorda. Aí é que surgem as dúvidas. Por que será que estão afirmando que fazer dieta pode aumentar o peso? A resposta é bem simples. A partir do momento que as pessoas decidem iniciar uma dieta, normalmente, a primeira providência é ir ao supermercado fazer compras. Dentre os produtos adquiridos  os de maior destaque são os diets e lights. Aí é que começa o perigo!

Produtos com tais caracteríticas são os mais ricos em ingedientes artificiais.  A indústria alimentícia através da mídia nos bombardeia todos os dias com propagandas desses alimentos. Usam a influência de artistas para despertar o interesse do consumidor.

É importante perder peso sim, mas com qualidade na alimentação. A minha orientação é cortar ou diminuir radicalmente os produtos industrializados do seu cardápio. . O tempo é curto, mas a preparação da própria comida é garantia de qualidade e higiene, além de ser uma terapia. Alimentos preparados em casa costumam ter mais sabor. Abuse das ervas aromáticas, faça combinações diferenciadas.  E quando não tiver como fugir dos alimentos prontos, diminua a porção consumida. Procure ler o rótulo e identifique a lista de ingredientes. Nela contém  todos componentes usados, incluindo os conservantes, corantes, aromatizantes entre outros.

A “comida de verdade” é o melhor caminho para uma perda de peso efetiva e com resultados duradouros.  Quando retiramos os industrializados da nossa rotina alimentar é possível das adeus aos primeiros quilos em poucas semanas.

Um comentário: